quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O que significa Agape?


Antes de explicar o significado da palavra Agape, é preciso saber que o Novo Testamento foi escrito em língua grega, que era uma das principais e mais importante línguas faladas do mundo na época. Essa informação irá ajudar muito a compreendermos o sentido do uso dessa palavra na Bíblia.

A palavra Agape é uma das palavras traduzidas por “amor” da língua grega para o português. Na língua portuguesa, usamos a palavra amor para descrever alguns sentimentos e atitudes distintas. Por exemplo, usa-se “amor” tanto para o amor entre irmãos como para o amor entre um casal, apesar de serem tipos de amor diferentes.
Porém, a língua grega, tem várias palavras para designar os diversos tipos de amor existentes. Usa a palavra grega “Philos” para descrever aquele amor que tem como principal característica o companheirismo, a amizade. Usa a palavra grega “Eros” para designar o amor romântico. Um tipo de amor bem exemplificado pelo amor entre um homem e uma mulher.
E usa a palavra grega Agape, (que é a que mais aparece em todos os textos do Novo Testamento), e significa aquele amor fraterno, tipo o amor de irmão, que cultiva afeição, boa vontade, bondade. É o tipo de amor que mais exercitamos, ou que deveríamos exercitar no dia-a-dia.
Um exemplo interessante do uso da palavra Agape esta em Mt 24. 12, onde vemos que no fim dos tempos esse tipo tão preciso e importante de amor se esfriará na vida da maioria das pessoas:
“E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor (Agape) se esfriará de quase todos.”
Outro texto interessante mostra que o Agape é o amor com que Deus nos ama e com que devemos amar o próximo:
“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” (Jo 13. 34)
Por André Sanchez

O que significa filho de Deus? Todos são filhos de Deus?


É bem comum ouvirmos as pessoas declararem que todo mundo é filho de Deus. Ou alguém declarar, como um expressão requerendo algum direito, dizendo: “Eu também sou filho de Deus! Porém, é uma expressão que precisa ser bem compreendida com base na Bíblia, pois é usada de forma errada em muitos casos.
AFINAL, TODOS SÃO FILHOS DE DEUS?
Muitos, pelo fato de Deus se revelar na Bíblia como Pai, acham que Ele é o Pai de todos. Porém, não é bem assim. O diabo também é citado na Bíblia como pai:
Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” (Jo 8. 44)
Se Deus é Pai de todo mundo, como o diabo seria pai de alguém?
Fica claro que a Bíblia cita que Deus é sim Pai, porém, não de todos, mas de um grupo específico de pessoas. O outro grupo de pessoas, por viver longe de Deus, são filhos do maligno, como nos descreve o apóstolo João:
“Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.” (1Jo 3. 10)
DEUS É PAI DE QUEM, ENTÃO?
A Bíblia esclarece:
“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome” (Jo 1. 12).
Os filhos de Deus são os que “o receberam” e “creem no seu nome”. De QUEM está falando o texto? De Jesus Cristo! Somente aqueles que O recebem em suas vidas pela fé têm o privilégio de serem filhos de Deus.
Para concluir, é bom esclarecer que de um modo geral todos os seres humanos têm uma ligação com Deus, pois são criados por Ele. Ou seja, todos somos em um primeiro momento criaturas feitas por Deus. Porém, para ser filho, somente através de Jesus Cristo.
A expressão “Filho de Deus” também é usada para designar Jesus Cristo como sendo a segunda pessoa da trindade.
Por André Sanchez

Como saber o que Deus exige de mim se não conheço toda a Bíblia?

 Não há motivos para que você esteja tão aflita com isso. Conhecer a Bíblia é algo muito bom e importantíssimo para todo crente, porém, não se faz necessário conhecer toda a Bíblia para saber àquilo que Deus quer de você. Vou te explicar melhor:
Jesus nos deixou uma espécie de resumo que, se o cumprirmos, estaremos cumprindo toda a Bíblia. É isso mesmo! Deus não é Deus de complicação, mas de simplicidade. Veja:
“Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” (Mt 22. 37-40).
Observe que existem dois mandamentos que resumem “toda a lei e os profetas”, ou seja, toda a Bíblia: Amar a Deus com todo o seu ser e amar ao próximo como a ti mesmo. Se buscarmos com fé cumprirmos esses dois mandamentos, estaremos agradando a Deus e fazendo Sua vontade!
Assim, se você busca cumprir esses dois mandamentos estará cumprindo os outros.
Mas isso não deve ser motivo para que você relaxe na busca da leitura da Bíblia ou ache que não é necessário conhecê-la mais profundamente. A Bíblia tem muito mais a oferecer do que apenas mandamentos. Ela é uma fonte inesgotável de sabedoria para a vida do servo de Deus. Além disso, ela tem respostas a muitas questões, nos mostra a respeito da salvação, de Jesus Cristo, etc.
Assim, amplie seu tempo de estudos e continue em sua busca de mais conhecimento e prática da Palavra de Deus!

Blog do autor: 
http://www.esbocandoideias.com 
Por André Sanchez

Por que no começo da humanidade Deus permitia o incesto e hoje em dia ele é considerado pecado?

Em primeiro lugar, para que todos possam entender a questão, vamos aprender a definição do que significa incesto:
“Incesto é a união sexual ilícita entre parentes (consanguíneos ou afins).” (Dicionário Michaellis)
No início da humanidade descrita na Bíblia, vemos que Deus criou homem e mulher e ordenou que se multiplicassem. Nesse tempo a única forma possível de multiplicação da espécie humana era através do casamento entre irmãos, mais tarde entre primos e assim consecutivamente. Quanto mais crescia a quantidade de pessoas sobre a terra, mais era possível que os casamentos fossem com parentes mais distantes. Nessa época esse tipo de casamento era permitido por Deus, portanto, não era considerado pecado. Não devemos confundir esse tipo de casamento (entre parentes) com os adultérios que, mesmo antes da entrega da Lei, eram pecado.
Muitos questionam por que Deus permitiu esse tipo de casamento no início e depois o proibiu como veremos mais à frente nesse texto. Não temos uma resposta clara na Bíblia para essa questão. Apenas suposições que muitos levantam. Uma delas aponta que, no início, o ser humano tinha uma pureza genética em seu sangue que não causava problemas mais sérios nos fetos quando houvesse o cruzamento entre familiares. Porém, com o tempo e as misturas genéticas que foram acontecendo, começaram a aparecer os mais diversos problemas nesse tipo de cruzamento. O fato é que por um grande período de tempo, esse tipo de união (desde que dentro da moralidade do casamento ordenada por Deus) não foi reprovada por Deus.
QUANDO O CASAMENTO ENTRE PARENTES COMEÇOU A SER PROIBIDO POR DEUS?
Foi nas leis que Deus deu ao povo de Israel, no tempo de Moisés, que Deus proibiu vários tipos de uniões, entre elas a união entre parentes, que originou o conceito de “incesto”, ou seja, um tipo de união ilícita diante de Deus. Na Lei, Deus deixou claro vários exemplos de uniões que não deveriam acontecer entre o seu povo, entre elas as uniões com parentes. É importante observar que várias das ocasiões descritas abaixo já eram pecado, pois eram imorais, como nos casos de adultério (seja com alguém da família ou fora da família):
OS TIPOS CASAMENTOS QUE DEUS PROIBIU
“Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para lhe descobrir a nudez. Eu sou o SENHOR.” (Lv 18.6)
PAI E MÃE
“Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe; ela é tua mãe; não lhe descobrirás a nudez. Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez de teu pai.” (Lv 18.7-8)
IRMÃOS
“A nudez da tua irmã, filha de teu pai ou filha de tua mãe, nascida em casa ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás (…) Não descobrirás a nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai; ela é tua irmã.” (Lv 18. 9, 11)
NETOS
“A nudez da filha do teu filho ou da filha de tua filha, a sua nudez não descobrirás, porque é tua nudez.” (Lv 18.10)
TIOS
“A nudez da irmã do teu pai não descobrirás; ela é parenta de teu pai. A nudez da irmã de tua mãe não descobrirás; pois ela é parenta de tua mãe. A nudez do irmão de teu pai não descobrirás; não te chegarás à sua mulher; ela é tua tia.” (Lv 18.12-14)
NORA
“A nudez de tua nora não descobrirás; ela é mulher de teu filho; não lhe descobrirás a nudez.” (Lv 18.15)
CUNHADA
“A nudez da mulher de teu irmão não descobrirás; é a nudez de teu irmão.” (Lv 18.16)
ENTEADA
“A nudez de uma mulher e de sua filha não descobrirás” (Lv 18.17)
Hoje (com o avanço da ciência) sabemos que o casamento entre parentes pode gerar crianças com problemas, devido ao cruzamento do sangue. Em minha opinião Deus, que sabe de todas as coisas, proibiu esse tipo de união no exato momento em que seria prejudicial ao homem.
Blog do autor: http://www.esbocandoideias.com/
Por André Sanchez

Qual é a diferença entre anjo, arcanjo, querubim e serafim?


 A Bíblia nos cita nominalmente a existência de pelo menos quatro seres da esfera espiritual: anjos, arcanjos, querubins e serafins. Apesar de citá-los, não há um detalhamento tão grande a respeito deles. Mas, mesmo com poucas informações, podemos ter uma ideia razoável do que é cada um deles.
 Os anjos são citados na Bíblia como mensageiros e executores das ordens de Deus (Gênesis 16.10; Daniel 6. 22; Salmos 103. 20). Os anjos são espíritos que servem a Deus e também aos servos de Deus (Salmos 34. 7). Vemos que Deus criou os anjos puros, mas uma parte deles preferiu rebelar-se contra Deus (Judas 1.6). Em alguns textos os anjos são descritos com características semelhantes as humanas (João 20. 12).
 O arcanjo é citado na Bíblia como uma espécie de “Anjo-chefe”. A palavra arcanjo tem esse significado. Veja um verso bíblico sobre um dos arcanjos: “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!” (Judas 1. 9).O fato de esse arcanjo contender ou lutar diretamente contra o diabo mostra que é um ser dotado de grande poder e autoridade, e que exerce uma posição de destaque na esfera espiritual.
Os querubins são citados na Bíblia como seres que têm asas e uma forma [semelhante] a humana (Êxodo 25. 20). Em algumas passagens vemos querubins com forma de animais (Ezequiel 41. 18-19). Em outras, temos querubins descritos em formas estranhas, mesclados com características de pessoas e animais. Por exemplo: Em Ezequiel 1. 5- 8, esses seres tinham 4 rostos, 4 asas, mãos que saiam de debaixo das asas, etc. Esses seres estão sempre ligados a glorificação da majestade e grandeza de Deus (Apocalipse 4. 6-8).
 Só existem dois versículos na Bíblia mencionando os serafins: Isaías 6. 2, 6. Nestes versos os serafins são descritos da seguinte forma: “cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava”. Da mesma forma que os querubins, os serafins sempre estão ligados a glorificação da majestade e grandeza de Deus .De forma resumida é isso que a Bíblia cita destes seres. São seres que, acima de tudo, estão à serviço do Reino de Deus. Certamente os conheceremos melhor quando estivermos na presença do Pai e deles.
Por André Sanchez

Em que línguas a Bíblia foi escrita originalmente?





 Como todos sabem a Bíblia é uma coletânea de 66 livros, sendo 39 livros no Antigo Testamento, e 27 no Novo testamento. O que poucos sabem é em que línguas [originalmente] foi escrita essa coletânea de escritos que são tão importantes, pois, como cremos, é a Palavra de Deus.

 O hebraico foi a língua em que foi escrito a maioria do Antigo Testamento. Era a língua falada pelos hebreus e, atualmente, é a língua oficial do estado de Israel. Apenas alguns trechos do Antigo Testamento foram escritos em outra língua, no caso, o aramaico.
 O aramaico era um grupo de dialetos muito ligado à língua hebraica. Era falado não só em Israel, mas também em vários outros países da época no mundo bíblico (2 Rs 18. 26). Os trechos bíblicos do Antigo Testamento que foram escritos em aramaico são: Ed 4. 8-6, 18; Ed 7. 12-26; Dn 2. 4-7, 28 e Jr 10. 11). Todo o restante do Velho Testamento foi escrito originalmente em hebraico.
 Já no Novo Testamento temos como língua original o grego. Ele não foi escrito no grego clássico, mas em um grego popular que é chamado de grego Coiné.
Das escrituras nessas línguas originais surgiram as traduções bíblicas em diversas línguas faladas pelo mundo.
 Hoje temos a Bíblia traduzida em milhares de idiomas. Resta-nos o desafio de praticá-la!
Por André Sanchez

Blog do autor:
 http://www.esbocandoideias.com/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...