quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O que significa Agape?


Antes de explicar o significado da palavra Agape, é preciso saber que o Novo Testamento foi escrito em língua grega, que era uma das principais e mais importante línguas faladas do mundo na época. Essa informação irá ajudar muito a compreendermos o sentido do uso dessa palavra na Bíblia.

A palavra Agape é uma das palavras traduzidas por “amor” da língua grega para o português. Na língua portuguesa, usamos a palavra amor para descrever alguns sentimentos e atitudes distintas. Por exemplo, usa-se “amor” tanto para o amor entre irmãos como para o amor entre um casal, apesar de serem tipos de amor diferentes.
Porém, a língua grega, tem várias palavras para designar os diversos tipos de amor existentes. Usa a palavra grega “Philos” para descrever aquele amor que tem como principal característica o companheirismo, a amizade. Usa a palavra grega “Eros” para designar o amor romântico. Um tipo de amor bem exemplificado pelo amor entre um homem e uma mulher.
E usa a palavra grega Agape, (que é a que mais aparece em todos os textos do Novo Testamento), e significa aquele amor fraterno, tipo o amor de irmão, que cultiva afeição, boa vontade, bondade. É o tipo de amor que mais exercitamos, ou que deveríamos exercitar no dia-a-dia.
Um exemplo interessante do uso da palavra Agape esta em Mt 24. 12, onde vemos que no fim dos tempos esse tipo tão preciso e importante de amor se esfriará na vida da maioria das pessoas:
“E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor (Agape) se esfriará de quase todos.”
Outro texto interessante mostra que o Agape é o amor com que Deus nos ama e com que devemos amar o próximo:
“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” (Jo 13. 34)
Por André Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...